FIF debate as fragilidades e desafios das famílias em Cabo Verde

13 de maio de 2022

A+ A-

Enquadrado nas comemorações do seu 20º aniversário e, para assinalar o Dia Internacional da Família, a Fundação Infância Feliz realizou um fórum para debater as fragilidades e desafios das famílias em Cabo Verde.

O objetivo é promover uma reflexão crítica com adolescentes e jovens para questões como a paternidade responsável e a importância da boa base familiar.

A família é considerada o pilar e o baluarte da sociedade, o primeiro berço, a primeira escola, a primeira realidade, mas diversas conjunturas têm fragilizado esta que deve ser a estrutura social mais fortificada. Neste mês em que se celebra a família, o fórum, dirigido a adolescentes do ensino secundário da fundação, pretende mostrar, não apenas a realidade e os desafios que as famílias enfrentam em Cabo Verde, mas também os valores e sua importância; a importância dos laços e das estruturas familiares, estas que não são, muitas das vezes, o modelo de família tradicional - as estatísticas em Cabo Verde dizem que a maior parte das famílias é monoparental e que apenas 26% das é tida como tradicional.

O fórum traduziu-se num momento de partilha de temas em torno da construção de relações seguras e dos valores que regem a família, numa mensagem de que, independentemente da estrutura, o sucesso e a felicidade da família, são os laços.


RTC Multimédia, com a TCV