I Congresso de enfermagem em celebração ao dia internacional dos enfermeiros

10 de maio de 2022

A+ A-

Mais de 100 enfermeiros do país participam, durante 2 dias, no primeiro congresso de enfermagem promovido pelo Hospital Universitário Agostinho Neto.

O congresso acontece sob o lema “Enfermeiros, uma voz para liderar investimentos e o respeito aos seus direitos para garantir a saúde global”. Tem o objectivo de assinalar o Dia Internacional do Enfermeiro - que se comemora a 12 de maio - uma classe que exige respeito pelos seus direitos e maior aposta na formação, para melhor prestação dos cuidados de saúde.

A enfermeira Vera Monteiro, do Hospital Baptista de Sousa almeja ver criada, ainda este ano, a Ordem dos Enfermeiros, dois anos e meio depois da tomada de posse da Comissão Instaladora da Ordem dos Enfermeiros.

Para este congresso, durante dois dias os enfermeiros de todo o país estarão a partilhar conhecimentos sobre temas diversos relacionados à saúde, à qualidade e segurança nos cuidados prestados.

A segurança do doente e os cuidados integrados em enfermagem foi um dos temas abordados neste primeiro dia de trabalho, uma temática que tem conquistado um lugar de destaque na esfera da saúde. É reconhecida como fundamental na procura de processos mais seguros e na redução de danos na prestação de cuidados de saúde. Artur Veiga destacou entre os aspectos relevantes, a se ter em conta para garantir esta segurança, a aposta na formação.

Abordagem nos cuidados especiais, prática cirúrgica segura são outros temas que estarão em debate.

 

RTC Multimédia, com a RCV.