Primeiro-Ministro está na Guiné Bissau pela primeira vez

09 de maio de 2022

A+ A-

O 1º Ministro Ulisses Correia e Silva está desde ontem (08) na Guiné Bissau, numa visita oficial até 11 deste mês. Da agenda constam um encontro tête-à-tête com o Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Nuno Gomes Nabiam, uma visita de cortesia ao Presidente da Assembleia Nacional Popular, a Cipriano Cassamá, assim como uma visita de cortesia ao Presidente da República da Guiné-Bissau, o General Umaro Sissoco Embaló.

De acordo com uma nota do Governo enviada à Redação RCV, destaca-se da visita um encontro bilateral de alto nível alargado entre as delegações caboverdiana e guineense, no qual serão assinados instrumentos jurídicos, nomeadamente um Protocolo de Cooperação no sector das novas tecnologias/Economia Digital, um Protocolo de Cooperação no domínio do Ensino Superior e um Acordo sobre o livre exercício de actividades remuneradas por parte de familiares dependentes do pessoal diplomático, consular, administrativo e técnico de Missões Diplomáticas e Postos Consulares. A reunião será seguida de uma Declaração conjunta à imprensa, pelos Primeiros-ministros, Ulisses Correia e Silva e Nuno Gomes Nabiam.

O Chefe do Governo cabo-verdiano vai ainda ministrar uma - Palestra subordinada ao Tema “Estabilidade e Desenvolvimento”, no dia 10 de maio, na Escola Nacional da Administração – ENA, reunir-se com a Comunidade cabo-verdiana em Guiné-Bissau e cumprir uma agenda de visitas a instituições da Guiné Bissau, como sejam a Saluspharma, a Escola Nacional de Administração e a Faculdade de Medicina.

Ainda conforme a nota, a visita visa o reforço de um momento de viragem das relações CV/GB, assentes em novas bases e com um novo sentido, que sustentem uma parceria estratégica diversificada, suportada por um diálogo político permanente e ao mais alto nível e uma cooperação económico-empresarial mutuamente vantajosa.

Ulisses Correia e Silva  chefia uma Delegação integrada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional, Rui Figueiredo, o Ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, o Secretário de Estado da Economia Digital, Pedro Lopes e pela Secretária de Estado do Ensino Superior, Eurídice Monteiro.

 

RTC Online, com RCV

Artigos Relacionados