UCID vai pedir ao Governo que autorize os Directores-Gerais a prestarem informações aos deputados

23 de novembro de 2021

A+ A-

A União Cabo-verdiana Independe e Democrática (UCID), vai pedir ao Governo que autorize os Directores-Gerais a prestarem aos deputados, as informações que lhes são solicitadas.

A solicitação vai ser feita, amanhã (23), no Parlamento, durante o debate com o 1º Ministro sobre a transparência como fator de desenvolvimento.

Considerando que o acesso à informação é uma reivindicação moral fundamental das sociedades democráticas, a UCID, pela voz da deputada Dora Pires, diz que o Executivo e sua administração não têm sido transparentes.

Transparente, aberto e sereno deverá ser também o debate na generalidade sobre o Orçamento de Estado para 2022, diz o Partido Democrata Cristão, esperando que o Governo possa absorver algumas das suas propostas.

A UCID espera que não haja o aumento do IVA de 15 para 17%, defendendo antes o aumento da dívida pública e a moratória sobre o serviço da dívida.

Quanto ao Orçamento privativo do Parlamento, a UCID questiona o recrutamento de mais setenta servidores, numa altura em que os trabalhadores que lá estão há vários anos continuam à espera de enquadramento, de promoção e reclassificação e atualização salarial.

 

RTC Online, com RCV



Artigos Relacionados