José Vicente Lopes lança hoje livro que aborda setenta anos de fome em Cabo Verde

18 de novembro de 2021

A+ A-

«Cabo Verde - Um Corpo que se Recusa a Morrer - 70 anos de fome - 1949-2019» é o titulo do livro do escritor e jornalista José Vicente Lopes a ser apresentado hoje (18) a partir das 18 horas na Assembleia Nacional.

São mais de 300 páginas e várias fotografias a documentar as sete décadas em que o País se viu fustigado por ciclos de fome, um fenómeno, vastamente ignorado em Cabo Verde, desde os tempos coloniais. Algo recorrente que se deve a secas sucessivas e uma agricultura deficitária.

Na obra, o autor mostra que a partir de 1949 é que as autoridades  portuguesas  deixaram de banalizar a fome em Cabo Verde. Isto depois da divulgação da tragédia que ceifou a vida a centenas de pessoas ter tido divulgação a nível mundial, explica José Vicente Lopes.

A obra procura sublinhar a fome enquanto fenómeno que mais afetou a vida dos cabo-verdianos, no entanto ignorado no calendário das efemérides do País.

O autor dessa oitava obra no ramo da história do Pais traz a público igualmente figuras importantes do País, pelo seu percurso, mas desconhecidas pela maioria dos cabo-verdianos.

 

RTC Online, com RCV



Artigos Relacionados