Perto de três centenas de praienses manifestaram-se a pedir a libertação de Alex Saab

13 de agosto de 2021

A+ A-

Perto de três centenas de praienses manifestaram-se, esta sexta-feira, em frente ao Tribunal Constitucional, na Praia, para pedir a libertação de Alex Saab. Consideram que Cabo Verde é um país pequeno e pacífico e não devia ter-se envolvido neste caso complexo de cariz internacional.

São sobretudo jovens e dizem-se preocupados com as consequências que a detenção do empresário colombiano Alex Saab trará para Cabo Verde. Carregavam cartazes pedindo justiça e exortando à libertação de Alex Saab. É que consideram que Cabo Verde não devia ter-se envolvido neste assunto desde o início.

A manifestação deccorreu de forma ordeira mas volta e meia a policia intervinha para impedir que os manifestantes chegassem muito perto do edificio do Tribunal Constitucional. Mais tarde os jovens aceitaram ir ficar na rotunda do homem de pedra, lá perto. Os promotores da manifestação não quiseram dar a cara.

Recorde-se que Alex Saab foi detido pelas autoridades cabo-verdianas, a pedido da policia internacional Interpol, no dia 12 de junho de 2020. Detenção que ocorreu durante uma escala técnica do seu avião privado na ilha do Sal, a caminho do Irão, na qualidade de enviado especial da Venzuela. Está à espera
da decisão de extradição ou não para os Estados Unidos da América, onde deverá ser julgado por alegados crimes financeiros.