Banco Mundial promete disponibilizar mais financiamento a Cabo Verde para aquisição de vacinas

10 de junho de 2021

A+ A-

Banco Mundial promete disponibilizar mais financiamento a Cabo Verde para a aquisição de vacinas.Esta quinta-feira, após uma audiência com o Primeiro-Ministro, responsáveis do Banco Mundial prometeram, também, prestar assistência têcnica a Cabo Verde na gestão da dívida.

Altos responsáveis do Banco Mundial recebidos na manhã desta quinta-feira pelo Primeiro-ministro. Durante esta audiência abordou-se os desafios relativos à dívida pública cabo-verdiana que é elevada, falaram também sobre a importância da eficácia na gestão da situação macro-economica do país e dos apoios do Banco Mundial a Cabo Verde

"Reiteramos o engajamento do Banco Mundial em acompanhar as diligências do Governo nas suas atividades de desenvolvimento para assegurar que o relançamento da economia pós-covid possa ser uma realidade. E decidimos que a prioridade será disponibilizar mais financiamento para a aquisição de vacinas e estamos a mobilizar esse financiamento ".

O Banco Mundial garantiu há pouco tempo um financiamento de 5 mihões de dólares para que Cabo Verde para adequir vacinas, mas agora está a tentar aumentar esse montante, garantiu a representante residente.

A representante residente assegurou, também, que o banco mundial irá prestar assistência técnica a Cabo Verde na gestão da dívida e está igualmente a preparar um novo programa para este país na área do turismo. A Sociedade Financeira Internacional SFI, entidade encarregue do financiamento do setor privado dentro do Banco Mundial disponibiliza-se também para ajudar Cabo Verde. "Nós discutimos o apoio potencial que a SFI poderá prestar a cabo verde na redinamização das pequenas e médias empresas e na dinamização dos investimentos privados e tentarmos, assim, apoiar o setor privado nos seus esforços de crescimento. Isto, para que o Governo possa prestar mais atenção aos aspectos sociais e à saúde".

Banco Mundial que há poucos dias fez uma nova previsao sobre o crescimento da econonia cabo-verdiana. Se em janeiro tinha projetado um crescimento de 5,5 %, agora fala em 3,9. Tudo por causa dos efeitos da covid-19. Recorde-se que em 2020 o Banco Mundial ultrapassou o orçamento para Cabo Verde tendo disponibilizado cerca de 80 milhões de dólares que foram utilizados em projectos do setor financeiro, setor digital, protecção social, saúde, capital humano e mais.



Artigos Relacionados