Gracelino Barbosa regressa à competiçao 17 meses depois e logo para o Campeonato do Mundo

08 de julho de 2021

Gracelino Barbosa
A+ A-

O Atleta paralímpico cabo-verdiano, Gracelino Barbosa, está em viagem para a Polónia, para participar no Campeonato do Mundo de Atletismo, em representação de Cabo Verde. A competição começa esta terça-feira e vai até 14 de Junho.

É o regresso a um país onde Gracelino já foi feliz. Em Fevereiro do ano passado, tarrafalense já tinha feito história na Polónia, no campeonato da pista coberta, na qual conquistou 3 medalhas.

Na manhã desta terça-feira, ainda no aeroporto de Paris, momentos antes do embarque, Gracelino falou à Rádio de Cabo Verde sobre este seu regresso à pista para competir.

“É, de facto, muito tempo sem entrar na arena de competição, há já um ano e cinco meses. Mas, a sensação é sempre boa de voltar a fazer o que eu fazia antes, não na forma como estava antes, não com toda a energia que eu tinha antes, por causa da situação a que todos foram submetidos com a covid-19. Os treinos acabaram por ser adaptados em outros sítios e eu acabei por ter outros focos a nível do trabalho para que eu possa sobreviver”, explicou à RCV.

E o que os cabo-verdianos podem esperar de Gracelino neste regresso a Polónia? Perguntamos ao atleta natural do Tarrafal de Santiago.

“Eu digo sempre que esperem de mim aquilo que eu espero de mim, o meu melhor. E o meu melhor pode ser o primeiro lugar como pode ser o último. Eu nunca vou com pressão para a pista, sempre o meu foco é dar o melhor. Tudo pode acontecer, dependendo de vários fatores. Há o fator ambiente, o fator descanso, energia, o factor psicológico… então tudo pode acontecer e sentires bem,” concluiu.

Benvindo Neves, RCV