CAN andebol: falta uma semana para a estreia da seleção nacional

02 de julho de 2021

Seleçao numa sessão de treino no Pavilhã Vavá Duarte (foto: Benvindo Neves)
A+ A-

Quarta-feira, 9 de junho: esse dia vai entrar para a história do andebol feminino cabo-verdiano. É dia de estreia da seleção nacional no Campeonato Africano, que acontece nos Camarões. Falta exatamente uma semana. Cabo Verde joga no dia 9, um dia depois do arranque da competição, e logo frente a Angola, uma das mais poderosas formações do continente.

As crioulas chegam ao maior palco do andebol africano por convite da CAHB, a Confederação Africana de Andebol. Curiosamente, foi também por convite que o combinado masculino chegou pela primeira vez, em 2020, ao mesmo palco... e fez bonito: alcançou o 5º lugar e consequente direito de ir ao Mundial.

Agora, cria-se expectativas em relação ao combinado feminino. A seleção continua a afinar os pormenores, com treinos todos os dias no Pavilhão Vavá Duarte. Às terças, quintas e sábados, as sessões acontecem à tarde, com a parte de manhã a ser dedicada ao ginásio. Já, às segundas, quartas e sextas-feiras, os treinos acontecem de manhã.

Na semana passada, a selecionadora, Ana Seabra, escolheu a lista final das 18 jogadoras que vão estar no CAN. Na convocatória estão 15 atletas que jogam em Cabo Verde e mais três que chegaram de Portugal. Todas dizem-se ansiosas e cheias de vontade de chegar e dar seu máximo em prol da bandeira nacional.

A caravana cabo-verdiana parte domingo, 06, para os Camarões.

Benvindo Neves, RCV