Uma nova lei sobre o tabaco já está no parlamento para ser aprovada - CCAD

31 de maio de 2021

A+ A-

Uma nova lei sobre o tabaco já está no Parlamento para ser aprovada. Informação avançada pela CCAD, Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas, parceira do Instituto Nacional da Saúde Pública na realização do seminário "Tabagismo e o risco do Acidente vascular Cerebral", esta manhã na cidade da Praia. O evento assinala o Dia Mundial sem tabaco, este ano integrado na iniciativa Ano do AVC.

Apesar de todas as iniciativas levadas a cabo pelas autoridades e organizações de sociedade civil em Cabo Verde, no combate ao tabagismo, pouco ou nada mudou nos últimos 13 anos. Pelo menos é o que dizem os resultados do último estudo realizado no ano passado sobre doenças não transmissíveis.

O Diretor Nacional de Saúde, Jorge Noel Barreto,  afirma que ainda há um percurso a fazer para que as estatísticas possam apresentar-se mais favoráveis já que em média, mais de 100 pessoas morrem anualmente em Cabo Verde em consequência do uso do tabaco

E uma dessas ferramentas poderá ser a nova legislação sobre o tabaco que já está no Parlamento para aprovação.

A Comissão de Coordenação do Álcool e outras Drogas, parceira do INSP na realização deste seminário acredita que a nova lei, mais abrangente e mais em conformidade com a convenção quadro da OMS na matéria, poderá contribuir para mudar o cenário, desde que bem fiscalizada.

O Dia Mundial sem tabaco foi instituído pela OMS em 1987 para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.



Artigos Relacionados