Hoje celebra-se o Dia do Professor instituído em memória de Baltasar Lopes da Silva

23 de abril de 2021

Estátua de Baltasar Lopes da Silva, em Ribeira Brava - ilha de São Nicolau
A+ A-

O professor tem um lugar de destaque nas sociedades evoluídas do mundo atual, quer nas condições de trabalho, mas sobretudo na remuneração. É uma ideia do Presidente da República expressa numa mensagem comemorativa do Dia do Professor que hoje se celebra, Jorge Carlos Fonseca faz votos que a importância do professor seja cada vez mais reforçada e alargada.

Hoje, celebra-se o Dia do Professor instituído pelo decreto número 25, de 21 de abril de 1990, o dia, em memória de Baltasar Lopes da Silva, escritor, poeta, linguista, advogado, professor de várias gerações nascido no dia 23 de abril de 1907 em Caleijão, São Nicolau.

Os professores da Universidade de Cabo Verde exigem a resolução de todas as pendencias antes da entrada em vigor do novo regulamento do desenvolvimento profissional do pessoal docente.O professor Adilson Semedo, da faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Uni-CV esclarece que são promovidos encontros no campus do Palmarejo e nos três campus da Faculdade de Educação e Desporto, na Praia, Mindelo e Assomada.

No fundo, e antes de mais, os docentes da universidade pública esperam a regularização das pendencias nos termos anteriormente prometidos e acordados. 

Adilson Semedo realça que a base de contestação nem sequer é o regulamento. 

Além disso, há o cumprimento integral de uma proposta formulada em 2017 pela própria Reitora para regularizar todas as situações pendentes tanto a nível das progressões e reclassificações.

A ideia é a partir das posições acordadas hoje convergir para uma posição nacional única que vai ser a base para o diálogo com a reitoria da Uni-CV.

O sindicato dos professores da ilha de Santiago comemora o dia com o lema – Unir as vozes pela valorização da classe docente. 

Numa nota distribuída ontem à noite à imprensa, o sindicato apresenta ao governo da próxima legislatura um conjunto de seis propostas e à cabeça uma nova grelha salarial e a revisão da lei para reforma dos professores.

O SIPROFIS apela ao Governo a ter os professores como prioridade na vacinação contra a Covid-19.

 



Artigos Relacionados