Tribunal de Contas presta esclarecimentos sobre a submissão eletrónica das contas de gerência

09 de abril de 2021

A+ A-

 

Tribunal de Contas de Cabo Verde tem registado uma média de 24% das entidades que não prestam as suas contas. Para esclarecer as dúvidas sobre a submissão eletrónica das contas de gerência de todas as entidades sujeitas à sua jurisdição realizou, hoje, na Praia, mais uma sessão de esclarecimentos, já que aproxima-se o prazo para a prestação de contas do ano 2020.


31 de Maio de 2021 é o prazo final para a entrega das contas de gerência do ano 2020. E o Tribunal de Contas promoveu uma segunda sessão de esclarecimentos com diversas entidades sujeitas à  sua jurisdição, através do Sistema Integrado do Tribunal de Contas. 

Lá vai o tempo em que as contas eram apresentadas em formato papel. Agora com a utilizacao das novas tecnologias há dúvidas a serem esclarecidas.

O Tribunal de Contas ainda está a analisar as contas de 2014 à 2016. Espera-se que, com o novo sistema eletrónico haja maior rapidez na análise das contas de 2020. Presidente do TC diz que cerca de 24 por cento das entidades não apresentam contas. Normalmente, tem-se deparado sempre com situações de irregularidades, mas o presidente desta instituição garante que as entidades são responsabilizadas.

Em tempos da pandemia, entidades sujeitas à  jurisdição do Tribunal de Contas recebem formação online sobre a prestação de contas de forma eletrónica.


RTC Multimédia
Disponibilização online (Estagiária - com supervisão)



Artigos Relacionados