"A rádio tem desempenhado um papel importante durante a pandemia" - Carla Palavra, UNESCO Cabo Verde

12 de fevereiro de 2021

A+ A-

“A rádio tem desempenhado um papel importante durante a pandemia, levando informação mas também fazendo companhia às pessoas em isolamento” – opinião de Carla Palaa, Secretária Executiva da Comissão Nacional da UNESCO Cabo Verde, instituição que hoje promoveu uma conversa aberta sobre “Novo Mundo, Nova Rádio”, para comemorar o Dia Mundial da Rádio que se assinala amanhã.

O evento, realizado esta manhã na cidade da Praia, contou com testemunhos de profissionais da rádio.

 “A caixa mágica continua a seduzir” - conclusão que se pode tirar dos depoimentos dos oradores que falaram sobre a versatilidade da rádio em acompanhar os desafios dos novos tempos.

Giordano Custódio proprietário da Praia FM falou da experiência dessa rádio neste tempo de pandemia. Para o jornalista a pandemia veio mostrar que hoje se pode fazer rádio 100% de forma remota.

Wlodzimierz Szymaniak professor e Reitor da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde, convidado a falar sobre a experiência da primeira rádio universitária no país, considera que hoje as rádios devem associar-se mais às redes sociais para criar outras formas de interactividade com as audiências.

Para além da capacidade de se adaptar às novas tecnologias, a rádio continua hoje um importante meio para levar as mensagens às pessoas, mormente em tempos de isolamento, considera Carla Palaa, Secretária Executiva da Comissão Nacional da UNESCO.

O Dia Mundial da Rádio foi instituído pela UNESCO em 2011, e celebra-se sempre a 13 de Fevereiro, dia em que foi criada a rádio das Nações Unidas em 1946.

Humberto Santos / RCV

Reportagem RCV com jornalista Humberto Santos