Parlamento: PAICV considera que este governo do MPD falhou, redondamente, em matéria de segurança

29 de janeiro de 2021

A+ A-

Em declaração política no Parlamento esta sexta-feira, o PAICV disse que o governo  falhou redondamente, em matéria de segurança. O maior partido da oposição criticou o alegado aumento dos crimes de homicídio e contra a propriedade nos anos de 2019/2020 o que diz evidenciar a ineficácia das medidas do governo no setor da segurança.

O PAICV pontou o dedo a este Governo do MPD por ter desvalorizado os planos de segurança que encontrou em cima da mesa quando passou a governar como é o caso, por exemplo, do plano estratégico de segurança interna elaborados no ãmbito da parceria especial Cabo Verde/ União Europeia cujo quadro orientador definia a segurança cono um dos eixos prinicipais de intervenção. O MPD elaborou um programa nacional de segurança interna cujos resultados são negativos já que a criminalidade aumenta, afirma o maior partido da oposição.

Crimes de roubo e furto também aumentam e hoje a violência, a violação do direito à vida, à integridade física e ao patrimonio tem sido uma constante , diz o PAICV.

E sublinha que até hoje estes casos não foram esclarecidos e não existe qualquer vontade do MPD para o seu esclarecimento.Para o PAICV o falhanço em maétia de segurança deve-se á arrogãncia do Governo e do Primeiro-ministro.