22 de junho de 2022
Após a intervenção inicial do Primeiro-Ministro, foi a vez dos grupos parlamentares e do deputado da UCID apresentarem a sua visão sobre o rumo da economia azul.
A bancada do PAICV, foi a primeira a intervir e colocou um conjunto de preocupações e dúvidas em relação às prioridades que o governo tem dado ao sector.
Em nome do grupo parlamentar do PAICV, a deputada Josina Freitas, lançou várias questões sobre a forma como o governo tem conduzido o sector da economia azul. Josina Freitas pergunta onde estão os investimentos feitos em áreas relevantes quando se fala da economia azul.
A deputada Josina Freitas diz que as palavras do governo não correspondem às ações e sustenta a posição do grupo parlamentar do PAICV.
O líder do grupo parlamentar do MpD, João Gomes, na sua intervenção foca, entre outras, a criação da zona económica especial marítima em São Vicente como uma das apostas do governo tendo em vista atrair investimentos.
Ainda no domínio da economia azul, João Gomes enaltece a criação de algumas instituições, como seja o campus do mar.
Por sua vez, o deputado da UCID, António Monteiro, defende que é preciso Cabo Verde tirar melhor proveito das oportunidades que são criadas nos domínios da economia azul, bem como da economia verde.
Há muita retórica que em nada ajuda o desenvolvimento desses setores, lamenta o deputado António Monteiro. Das intenções à prática é o que recomenda o deputado da UCID na abertura, nesta manhã, do debate com o Primeiro-ministro.
RTC Multimédia com RCV/TCV.
Programação