Crise agudizada pela guerra na Ucrânia leva Governo de Cabo Verde a declarar Situação de Emergência Social e Económica

20 de junho de 2022

A+ A-

Governo declara Situação de Emergência Social e Económica. Decisão que irá permitir ao Executivo acionar mais apoios junto dos parceiros internacionais para ajudar as famílias caboverdianas a enfrentar as dificuldades agudizadas pela guerra na Ucrânia.

Face ao aumento do custo de vida, à insegurança alimentar que vários extratos da população caboverdiana já enfrentam por causa dos impactos da guerra na Ucrânia e dos efeitos da seca e da pandemia, esta segunda-feira o Governo cabo-verdiano declarou Situação de Emergência Social e económica.

Esta decisão irá permitir ao Governo acionar mais apoios junto dos parceiros internacionais e mobilizar recursos. É que sozinho Cabo Verde não poderá acomodar os impactos da crise e financiar todas as medidas de mitigação e proteção das famílias, afirma o Chefe do Governo que dá conta que o país precisará de 9 milhões de contos adicionais, mas diz estar já em curso uma forte investida diplomática para o efeito.

Sem esquecer outras ações junto do Fundo Monetário Internacional (FMI), junto dos parceiros da União Europeia e não só. Mas ao mesmo tempo que o Governo tenta mobilizar mais recursos deixa um apelo aos caboverdianos para que reforcem o hábito da poupança.

E garante que o Governo e o Estado dará o exemplo em termos de poupança. Segundo o Primeiro-ministro a declaração da Situação de Emergência Social e Económica vai permitir reforçar a consciencialização dos caboverdianos sobre o cenário grave que o mundo enfrenta e seus impactos em Cabo Verde. 

Durante a cerimonia o Secretário de Estado das Finanças, Alcindo Mota fez algumas comparações para mostrar o quão grave a situação é neste momento “Se em janeiro deste ano o barril do petróleo brent custava 85 dólares, em maio passou a custar 122 dólares. A taxa de inflação em 2021 era de 1,9% agora é de 8%”.

Artigos Relacionados

Programação

Mais Acedidos

Últimos Vídeos

Últimos Áudios